Thursday, July 27, 2006

AMANHÃ É DIA DE EXAME AOS OLHOS...

Amanhã vou fazer um exame nada fácil. O que vale é que sou piegas em geral, mas depois nestas situações sou uma paciente 5 estrelas (já quando fui operada disseram a mesma coisa).
Esse exame chama-se Angiografia fluoresceínica (ver rodapé). Basicamente dilatam o olho, injectam-me nas veias um líquido fluorescente, incidem uma luz muito forte para dentro do olho0 (esta é a parte mais difícil de suportar) e finalmente tiram umas “fotografias” aos vasos da retina.
Quanto ao problema que tenho não é mais do que Maculapatia Miópica derivada da Alta Miopia. Quem tem Alta Miopia tem uma grande probabilidade de ter um descolamento de retina. Eu, felizmente ainda não tive nenhum. Em compensação também já vou na 5ª hemorragia (a 2ª foi a mais complicada porque deixou marcas no campo de visão). Quando ocorrem estas hemorragias na retina fico com a visão distorcida e apenas posso utilizar o outro olho. Não há nada que possa fazer agora, apenas esperar que a hemorragia seja absorvida pelo organismo. Quanto à causa do aparecimento das hemorragias é apenas a Alta Miopia. Prevenção. Não há. Tratamento: existe a Terapia Fotodinâmica, mas não é feita em todos os casos.
E pronto. De uma forma mais detalhada é com isto que tenho de viver. Quanto a enervar-me ou perder a cabeça com o assunto… Não posso! Senão dava em doida…
Beijinhos


* A Angiografia Fluoresceínica é um exame que consiste na administração endovenosa (geralmente através da punção de uma veia do braço ou do dorso da mão) de um produto de contraste - a Fluoresceína. Trata-se de uma molécula não tóxica e altamente fluorescente que pode ser usada com segurança na grande maioria das pessoas. A fluoresceína absorve a luz azul ( 465-490 um) e emite uma luz do espectro verde-amarelo (500-600 um). Desta maneira através da utilização de um equipamento específico - o Angiógrafo, que mais não é do que um aparelho fotográfico dotado de filtros determinados - é possível o registo fotográfico seriado dos pormenores do fiando ocular e da sua vascularização.
* Mais info sobre a terapia fotodinâmica: http://www.imo.pt/terapeutica.html

4 comments:

Anonymous said...

Olha ana...era só para desejar boa sorte para o exame...que corra bem e que não custe muito. Espero que melhores rapidamente, e que se possivel seja a ultima vez que tenhas tido problemas relacionados com isto. bjs

Cruxe said...

Lembro-me que no dia em que conheci pessoalmente a tua irmã, ela tinha ido contigo ao hospital porque desconfiavam que tinhas tido um descolamento da retina. Felizmente não era mas, apesar de na altura não te conhecer, fiquei impressionado.

Não te preocupes com o exame. Irá correr tudo bem :)

beijinhos

Anonymous said...

It's difficult to find knowledgeable people in this particular subject, however, you seem like you know what you're talking about!
Thanks

my blog post; easterhegg.ch

Anonymous said...

e cigarette, e cigarette forum, electronic cigarettes reviews, electronic cigarettes, e cig forum, electronic cigarette